12º Dia

O dia amanheceu nublado, à noite choveu um pouco, acordamos com o barulho na borracharia ao lado, a Gomeria, tomamos um café reforçado e caímos na estrada, mas antes resolvemos conhecer o Camping Municipal de Presidencia Roque Saenz Pena, que o rapaz do posto havia nos desiludido na noite anterior, demos uma volta e encontramos o Camping, é enorme e havia mais dois ou três viajantes acampados, percebemos que poderíamos ter dormido ali, mas enfim dormimos tranquilos.

Fomos em frente, entramos na RN 16 rumo à Resistencia, vou abrir aqui um parenteses para citar um caso curioso, embora o movimento da RN 16 seja quase zero comparando as estradas do Brasil eles estão providenciado a duplicação da rodovia e estão assentando uma adutora de 800 mm entre Resistencia e Saenz Pena, impressionante, chegamos em Resistencia em torno de 11 horas e fomos direto ao Libertad, comprar algo para comer, aqui um adendo para falar do espantoso tamanho deste Mercado, tem de tudo, até agencia de veículos. Seguimos em frente, atravessamos a fantástica ponte General Belgrano, aqui termina a bela RN 16. Chegamos em Corrientes, o problema é que era hora do almoço e a Av Independencia estava abarrotada e, encaramos um transito que nos lembrou Curitiba, com a diferença que a sinalização é ótima e muito difícil se perder. Após a rotatória entramos na RN 12 direção a Posadas, o tempo piorava e já começavam os primeiros pingos de chuva, aliás, choveu a noite toda, as margens da rodovia estavam toda alagada.

Passamos defronte ao grande 171 da nossa viagem de ida,  o Camping Lagoa Totora, xinguei novamente, aliás, vou mandar um e-mail para o Portal de Camping para tirar este 171 da lista. Começou a garoar mais forte, mas a perfeita estrada compensava o mau tempo.

Pouco antes de Ita-Ibaté chegamos à um Posto YPF e como nossos Pesos e nosso combustível estavam se acabando entramos e tentamos abastecer em dólares, nada feito, fiquei decepcionado eu sei que argentinos à muito preferem dólares em lugar do Peso, colocamos nossos últimos Pesos em combustível no tanque e seguimos, sabendo que teríamos que entrar em Posadas para fazer o cambio, mas quando estávamos próximos da Barragem da Hidroelétrica de Yacireta lembrei-me que devem vir muitos gringos ver esta maravilha, parei então num Puesto de Servícios YPF próximo de Ituzaingó e perguntei ao frentista se ele trocaria US$ 100, o cara topou na hora sacou 500 Pesos e me entregou, ai eu disse-lhe que estava errado pois tinha comprado Pesos à 15 dias e por US$ 100 davam somente 450 Reais, ele, honestamente disse que o Peso havia desvalorizado e mesmo me dando 500 Reais ainda estava ganhando uns trocados, agradeci e rumamos para Posadas.

Agora a chuva estava mais forte, os campos que ladeavam a rodovia estavam alagados e o gado procurava lugares mais altos onde ficavam ilhados.

Próximo a Posadas entramos por um contorno novo que ainda está em obras após a cidade, com este desvio ganhamos tempo, pois não havia quase trafego, em compensação ao chegarmos novamente na RN 12 o bicho pegou, mas só por alguns quilômetros, no horizonte nuvens negras anunciavam uma grande tempestade à frente. Começava a anoitecer e ainda estávamos a 300 km de Foz, resolvemos continuar assim mesmo, conforme previsão, o céu desabou e só chegamos no posada de Puerto Iguazu as 22 hs.

Fomos até a feirinha descolar algo para comer e comprar azeitonas, azeite de oliva e pessegos. Chegando na posada cai na cama morto.

Café: $ 12,00 Pesos

Total do dia em Reais:               R$ 392,96

Total da viagem:                       R$ 3.371,35

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *